Saturday, November 04, 2006

4-11-2006- Belém- Ilha do Marajó

1. Acordei ressacadíssimo às nove e tal da manhã. Lá se foi o meu plano de ir ao mercado de Belém de madrugada. Enfim, não se pode ter tudo. Tomei o pequeno almoço e fui dar uma volta. Hoje a cidade já respirava um pouco melhor, menos gente. Acho que começo a entendê-la um pouco, mas em todo o caso não lamento muito deixá-la.

Perguntei no Hotel a que horas era o barco para Marajó. Disseram-me que à uma. Estranhei, no guia dizia que era às 14:30; Perguntei se tinham a certeza. Disseram-me que a certeza absoluta. Cheguei à estação às 12:30. O barco saiu às 15:00

ISSO É BRASIL, MERMÃO!!!
2. Barco tipo cacilheiro para a Trafaria. Viagem descendo o Amazonas até ao ponto onde ele espraia a sua imensidão sobre o Atlântico, junto à Ilha do Marajó.
Cinco Minutos após deixar Belém, já só se avistam ilhas com mata cerrada de ambos os lados. Depois, desaparece a margem esquerda, em seguida a margem direita, e fico a navegar no Rio Oceano.
Três horas de viagem, um pouco balançado mas muito agradável. chego ao Porto de Camarã e entro numa Van rumo a Salvaterra, vila onde marquei a pousada. Ao meu lado estava um bêbado que foi viagem inteira a falar comigo. Porquê sempre eu????
No meio da conversa etílica pergunta-me se eu achava que o Brasil tinha sido descoberto ou invadido pelos portugueses. Respondi que invadido, porque só se pode descobrir algo que não tem existência, e que parte das raízes do povo brasileiro já cá estavam . Ficou satisfeito e calou-se por dois minutos!
Cheguei à Pousada Bosque dos Aruãs, que me pareceu interessante pela descrição do lonely planet. Segui a gerente, muito simpática, até ao quarto que me estava destinado. Fiquei numa cabana de madeira situada num pequeno penhasco elevado três metros acima do Mar, ficando a cabana a uns 5 passos do declive.
Deitado na cama vejo pela janela a Lua cheia e o Mar cintilante, os raios lunares sendo os cabelos de Iemanjá, segundo a crença baiana. Estive uma hora na varanda da cabana com o Mar à minha frente, a Lua cheia à minha esquerda e uma nuvem de tempestade a relampejar no horizonte à minha direita. Até fiquei aparvalhado. É daqueles momentos em que fico com uma lágrima no canto do olho por não poder partilhá-lo com as pessoas de quem gosto, como dizia o Vinícius no texto que postei anteriormente.
Estou mesmo lamechas, deve estar para me vir o período...
3- Jantei na Pousada, a ouvir uma bossa nova dulcíssima, João Donato e Vanda Sá, que para além de ser um excelente guarda-redes, é óptimo a cantar bossa nova em voz de falsete (piada futebolística, Van der Saar guarda redes do Manchester, porra que é preciso explicar tudo).
O Menu foi sopa de Camarão, tipo sopa de cação alentejana mas com gamba fresquíssima e filé de peixe com um molho de refogado de tomate e camarão. Divinal!
Ás vezes acho que me torno chato por dizer bem de tudo. Perdoem-me esta forma de ser tão pouco portuguesa, eu sei que devia estar a descobrir os podres e a descascar em tudo e em todos. Mas acreditem, se não o faço, é porque não é mesmo possível.
4. Corcovado- António Carlos Jobim:

¨Quiet nights of quiet stars
Quiet chords from my guitar
Floating on the silence that surrounds us
Quiet thoughts and quiet dreams
Quiet walks by quiet streams
And a window that looks out on Corcovado
oh how lovely

Um cantinho, um violão
Esse amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama
Muita calma pra pensar
E ter tempo pra sonhar
Da janela vê-se o Corcovado
O Redentor, que lindo!
Quero a vida sempre assim
Com você perto de mim
Até o apagar da velha chama
E eu que era triste
Descrente deste mundo
Ao encontrar você eu conheci
O que é felicidade meu amor¨

2 Comments:

Blogger David said...

Li isto: "Acordei ressacadíssimo ..." e não quis ler mais. Fiquei com medo....

10:41 AM  
Blogger Rufas said...

Vida chata a tua, um nojo, bahhhhhhhhhhhhhhh!!!Por este andar vou desistir de ler o teu blog, muito enfadonho...
Estou a brincar!!!Aguardo o relato da tua aventura em cima das duas rodas, estou boquiaberta!!Acredito que dentro de dias temos em Lisboa um novo homem... N o velho Jozze,mas Jozzan o homem da selva,o amante da vida pura e selvagem em todo o seu esplendor!!
Fica bem e disfruta muitooooooo...
Beijos :)

11:52 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Counters
Free Web Site Counter