Wednesday, November 08, 2006

7-11-2006- Ilha do Marajó
1. Finalmente, hoje vi sítios bonitos nesta Ilha do urubu. Muito bonitos mesmo, já posso dizer que valeu a pena ter vindo cá.
Na mesma pousada que eu está um Suiço de 58 anos, que veio viajar sozinho pelo Brasil, numa espécie de férias conjugais. Como ele fala um inglês sofrível, não percebi se ele é carcereiro ou assistente social numa prisão de Zurique. Espero que este último.
Enfim, o senhor conheceu um Alemão que tem uma pousada na vila de Soure, e que nos podia arranjar uns passeios pela ilha.
E lá fomos os dois, o helvético Erwin, simpático mas meio passado dos cornos e muitíssimo atrofiado, e eu, este modelo de beleza, simpatia e sagacidade que todos vós aprenderam a idolatrar.
Estivemos na conversa com o alemão, Bernd, que era prof. de educação física em Wisbaden e jogador da Manschaft de volleyball teutónica, como diria o Gabriel Alves, e que um dia veio parar ao Marajó, apaixonou-se por uma moça, e por cá ficou.
Conseguiu que um marceneiro local, que têm uma lancha, nos levasse a dar um passeio pelos afluentes do Amazonas, que têm ligação por canais cavados no meio da floresta tropical. Simplesmente espectacular.
Á tarde, fomos a uma fazenda da cunhada dele, uma descendente de Libaneses, onde faz criação de Búfalos, bovinos, cavalos, etc, e que tem uma áreazita de seis mil hectarezitos com floresta, pântano, lagos, rios, praia, tudo. Chegamos lá e a puta da velha (passe a expressão) obrigou-me a montar num búfalo, que lá estava de sela posta pronto a receber a turistada, coisa que eu detesto. Fi-lo para não ser indelicado e até a deixei tirar-me foto, que diga-se de passagem, é a primeira desta viagem em que eu apareço.
Logo a seguir, vejo a mulher a apanhar uma coisa qualquer do chão. Começou aos Gritos: ¨
- Francisco, vem cá, o que é isto?
- Não sei, senhora!
- Francisco, tu não me mintas, tu comeste?
- Não senhora!
- Francisco...
- Comi senhora!

ERA UM PEDAÇO DE PELE DE UM CAMALEÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

disse-me ela que faz parte dos hábitos alimentares deles mas que está proibido pelo ibama caçar porque estão em extinção
De repente, vejo aproximar-se um mini bus que despejou 20 turistas lá no éstábulo dos bufalos. paulistas, sobretudo, e uma portuguesa, Gracinda, que tinha um aspecto híbrido de imigrante na frrrrance com adepta do boavista. E depois admiramo-nos das piadas de portugueses. Aquela gente fez tanto barulho e deu tantos gritinhos ao andar de búfalo e fez tantas perguntas idiotas que até fiquei com tonturas. E nunca vi búfalos com aspecto tão sábio, por comparação.
Depois, cena clássica de tour de carneiradas, na qual eu não estava incluído. A Sra. libanesa pôs a propria Mãe, que pelo aspecto decrépito deve ter sido uma das obreiras da independência do Brasil, a servir suminhos e tostinhas com doce aquela canalhada toda, isto enquanto os mais audazes davam mangas na boca dos búfalos, entre gritinhos nervosos e clicks de máquina fotográfica.
A isto seguiu-se o que normalmente sucede quando se vai visitar uma fazenda imensa num santuário ecológico com todo o tipo de fauna e flora. Foi sem surpresa quando ouvi a Sr. Libanesa anunciar:

¨ E agora, visitemos o nosso museu de Arte Sacra¨
Ía comprometendo a minha imagem de rapaz bem comportado, porque quase soltei uma sonora gargalhada, sobretudo quando traduzi para o Suiço e vi a cara dele.
Antes de entrar, fiquei a apreciar o concurso de benzidelas que a turistada fez ao entrar na capela mixururca decorada com umas estatuetas vulgaríssimas. Uns tocavam com o joelho no chão, outros beijavam os dedos depois de fazer a cruz. Um fartote. Ainda pensei em entrar, benzer-me e dar um 360° à Michael Jackson, mas estou com uma ferida no pé.
Depois, a dona da fazenda predicou, naquele cenário eclesiástico, o seu amor aos animais, ela que é veterinária e dedicou toda a sua vida aos bufalos. Ó minha amiga, o que não falta por aí são mulheres a dedicar a vida delas a bufalos ou outro de tipo de gado, bovino, suíno e, não poucas vezes, caprino.
A Sra. até era simpática, não fora o pequeno pormenor de ser fascista e herdeira directa dos beneficiários da escravatura, que de certo modo ainda subsiste ali, embora de um modo mais paternalista. Mas continua, exploração do homem pelo homem e uma pessoa com seis mil hectares de terra e 6.000 pessoas sem nada. É justo, não é?
Enfim, mas a senhora, que gostou imenso de mim (porra, que isto de ser cordial não compensa), chegou-me a dizer que com a actual situação política, ou seja, vitória do give me 4 lula, está à pensar seriamente em ir viver para Europa. Porque senão podia acontecer como no Portugal pós 25 de abril, quando um amigo dela português teve que lhe enviar para lá os seus cavalos andaluzes porque a população queria comê-los...
Cara senhora, com todo o respeito, VÁ À BARDAMERDA!!!!
Continuando, que estou a voltar aos testamentos. Após a cena da capela, e para meu espanto, a turistada meteu-se no autocarro e ala que é cardoso, nem viram nada da fazenda. Fiquei tão contente!!!
E então, a Sra destacou-nos o Sr. João, cuja família trabalha na Fazenda há 4 gerações (slave slave slave), e que pisava bostas de meio quilo com hawaianas sem pestanejar, para dar um passeio a pé comigo e com o Suiço.
Aí sim, maravilhoso, Búfalos e cavalos em liberdade num terreno alagadiço com todo o tipo de pássaros ( O nicolardo nem precisava de binóculos), desde tucanos a papagaios a garças brancas e azuis, colhereiros róseos, guarás escarlates, etc... espectacular.
Depois ao voltar para junto da dona, ela perguntou-me se tinha gostado. Eu, sincero, disse-lhe que tinha gostado muito do passeio na fazenda, mas que sou um viajante solitário e que muita turistada me fazia impressão. Ela segurou-me no braço e disse ¨ entendo, eu também sou uma viajante solitária¨.
Suspeito que eu devia estar a cheirar um bocado a búfalo, daí, talvez, aquela reacção...

2 Comments:

Blogger Luis said...

Quem sabe, não estaria ai o teu futuro. Um verdadeiro bufalo, de puro sangue luso.

3:49 PM  
Blogger Rufas said...

Bem eu nem vou comentar a tua aventura na fazenda...Dava tudo para te ver montado no dito bufalo e a cheirar a bosta, he he...Boa viagem Bufalo Man,cuida-te!!!

5:42 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Counters
Free Web Site Counter